Creatina e seus efeitos engorda?
- sitenutrifit
- 13 de jul. de 2014
- 2 min de leitura
Creatina: Substância composta por dois aminoácidos (glicina e arginina) que é produzida em nossas células.
Possui uma característica especial: é a principal molécula de ressíntese de ATP nos primeiros 10 segundos de exercícios máximos, significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação mais rápida.
Assim como no caso da glutamina, o seu efeito osmótico tem sido relacionado a uma maior síntese protéica. A creatina aumenta o seu volume muscular por atrair água para dentro da célula, talvez por sintetizar proteína mais rapidamente e evitar sua quebra. O consumo mais recomendado e efetivo da creatina é entre as refeições.
A creatina é misturada com água morna e misturada com um copo de suco de fruta ou com solução de glicose. Acontece que a água morna ajuda a dissolver a creatina, enquanto que o suco de fruta ou a solução de glicose libera insulina a qual realiza o transporte da creatina para dentro da célula.
A creatina não tem interações significativas com a queima de gordura, portanto não afeta a perda de gordura de forma alguma. Testes à longo prazo com a creatina falharam em alterar a massa gorda, quando exercícios não foram incluídos.
Ao contrário, quando exercícios foram incluídos, o aumento de explosão muscular ajudou a perda de gordura.
Existem várias dúvidas a respeito da forma correta de tomar creatina. Algumas pessoas acreditam que quanto mais alto o consumo de Creatina melhor, e que a saturação deste aminoácido é obrigatória.
Porém, cientistas já confirmaram em diversas pesquisas que doses menores de creatina monoidratada (5 g por dia) são eficientes, e que os resultados podem ser alcançados sem a saturação. Saturar creatina pode ser na verdade um desperdício do suplemento, a não ser que você seja um bodybuilder profissional e necessite de uma rápida infusão de creatina no organismo.
Ainda existe aqueles que confiam na teoria que a Creatina deve ser tomada com suco de uva apenas, quando na verdade o importante para absorção da Creatina, é que seja consumida com algum açúcar simples que estimule a liberação da insulina.
Outra questão sobre a Creatina seria a respeito de qual forma é melhor para consumo: Creatina em pó ou líquida. A verdade é que a Creatina na forma líquida, talvez nem consiga consumir creatina, mas sim creatinina, um subproduto da quebra da creatina.
Já a Creatina em pó, é extremamente estável, quando exposta em um meio ácido ou umidade por longos períodos, a creatina se quebra e vira creatinina. Os ácidos cítrico e fosfórico encontrados em muitas creatinas líquidas usados para aumentar a validade dos produtos, na verdade acaba destruindo a creatina.
Ou seja, é preferível consumir a Creatina em pó, de preferência no pós-treino, com algum açúcar simples como a dextrose.
Comments