top of page

A importância de treinar o CORE

  • sitenutrifit
  • 28 de jan. de 2015
  • 2 min de leitura

"Treine o centro antes das extremidades.

Fortaleça o CORE (região Lombo-Pélvica-Quadril) porque

é partir dessa região que o corpo gera estabilidade e produz força"

(CORE 360°)

O “CORE” é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar e tem as seguintes funções:

1. Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;

2. Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos;

3. Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.

A estabilização do core ajuda a melhorar a postura, equilíbrio, força e ajuda a prevenir lesões. Os músculos do Core são responsáveis também em dar o formato da cintura, proteger a cavidade abdominal, manter o quadril na posição correta e ajudar a manter o tronco controlado em inúmeros movimentos esportivos.

O enfraquecimento desses músculos trás conseqüências um tanto quanto desagradáveis: alterações na posição do quadril, flacidez abdominal, dores na região da coluna lombar e até mesmo favorecem o aparecimento de hérnias de disco.

Como se treina o Core: os exercícios para abdômen "tradicionais” fortalecem os músculos superficiais e, diferente de como a maioria imagina, não protegem a coluna ou queimam gordura ou ainda, como dizem “tiram a barriga”. Para queimar gordura é necessário fazer exercícios do tipo aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, etc.), que estimulam a mobilização da gordura como fonte de energia e ter uma alimentação correta.

Alguns músculos localizados nesta região do corpo, em particular o transverso do abdome, multífido e rotadores da região lombar foram identificados como sendo absolutamente essências na própria função e controle da região lombar. Os exercícios abdominais tradicionais, flexão do tronco sobre o quadril, com as mãos na nuca, e suas variações enfatiza o fortalecimento da musculatura superficial, ou seja, o reto e oblíquo abdominal. Sendo assim, para prevenir dores na coluna, fortalecer os músculos que dão sustentação para a coluna lombar, é importante iniciar o treinamento utilizando exercícios isométricos (estáticos) que enfatizam o desenvolvimento da estabilidade, força e de resistência dos músculos citados.

Os exercícios denominados “prancha” , realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no inicio do treinamento para, primeiro, fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região do core e, à partir daí, aumentar a força e posteriormente a potencia do “CORE”.

Dessa maneira, você terá um corpo e um treino muito mais Funcional!

Texto por Prof. Patrícia carbone

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


INSTITUCIONAL

REDES SOCIAS

  • Facebook App Icon
  • Instagram App Icon

PATROCINADORES

NutriFit 2015 © Todos os direitos reservados.

Dicas da NutriFit por e-mail.

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page